Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

San Ignácio de Velasco uma viagem!


O intercambio entre as universidades de San Pablo universidade Católica e Universidade de Cuiabá, foi durante sete anos uma troca de conhecimento e cultura. Todos os anos de 2006 alunos do curso de letras da UNIC universidade  de Cuiabá saiam rumo a San Ignácio de Velasco em busca de experiência e vivência no que se refere a uma estadia de 4 dias no circuito missionário da província de Velasco no oriente Boliviano.
Quando se pensa na Bolívia, as principais coisas que nos vem à mente, é o tráfico de drogas, roubo de carros alem da violência, mas os valores  e conhecimentos que se adquire quando se esta em  um lugar como aquele é o que motiva as pessoas que conhecem as missões a voltarem.


A escolha da Bolívia em especial a província de San Inácio de Velasco  são pelos motivos que sempre falam mais alto na hora  da escolha para uma viagem seja ela de férias ou estudos.
Distancia: que é de 650 km de Cuiabá sendo fronteira com o Brasil.
 Moeda: que sempre ajuda devido a variável  de cinco reais por um boliviano.
 Língua espanhola: A maioria dos estudantes de línguas estrangeiras encontra um problema que é comum, conversar fluentemente.


Em geral, essa dificuldade se dá por timidez ou pelo medo de falar em publico.
Historia: O circuito Missionário tem uma riqueza cultural sem procedentes, a língua nativa é viva e o povo(chiquitanos) mantém ainda hoje, os costumes ensinados pelos Padres que os catequizaram.
A região promove o encontro mundial de musica barroca a cada dois anos e, é muito comum o som de violinos enquanto se anda pelas ruas, pois aprender  instrumentos como violino,violoncelo e a viola estão em meio as matérias estudadas desde os primeiros anos de vida.


 Uma das  responsáveis por essas viagens, é a Prof. Ercília Munhoz, que durante muito tempo defende um contato cultural entre os alunos e os chiquitanos.
  A necessidade de um intercambio entre os estudantes de língua espanhola já  no inicio do curso é de grande importância para que se crie naturalidade do idioma que um dia aspiramos ser, professores de espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário