Translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

O novo ritmo da informação- Vani Moreira Kenski


No livro educação e tecnologias O novo ritmo da informação a professora Vani Moreira Kenski Já na introdução deixa claro sua intenção de uma quase exclusividade aos amantes ou adeptos do elo entre educação e tecnologia. Um dos temas mais atuais tem sido essa combinação que parece estar acelerando e muito o ritmo do desenvolvimento nos profissionais nessa área.
É notório que a escritora deixe explicito sua profunda admiração por Pierre Levy, e não é por acaso que poderia ser considerado um papa no que se refere às novas tecnologias.
Apesar d o assunto estar ligado direto a educação e tecnologia a linguagem empregada pela autora é comum a todas as áreas, e, se tratando de tecnologia todos nós estamos sempre muito interessados.
Em uma vista rápida pelo livro percebem-se os cuidados tomados pela autora em avançar passo a passo de modo a cativar o leitor mesmo que ele não seja de áreas afins.
Capitulo 1- cita os avanços tecnológicos e as possíveis alterações provocadas na sociedade em diferentes épocas.

Capitulo 2- Cita as TIC’s e as novas maneiras de pensar em geral o processo de informações de computadores ligados em rede.

Capitulo 3- A autora Vani Moreira defende uma posição que, ao mesmo tempo em que ela defende as vantagens das TIC’s ela também defendo que as novas tecnologias  sozinhas não educam ninguém.
Capitulo 4-  neste capitulo fala  da contradição existente na educação escolar que forma cientistas e  também do processo educativo: conhecimento, o aluno e as tecnologias.

Capitulo 5 – aborda  a educação a distancia e também o uso das TIC’s em sala de aula e seus benefícios.
Capitulo 6- trata de um assunto muito discutido na atualidade, o futuro das novas tecnologias e seu acesso democratizado garantido para todos brasileiros.
Tudo isso e muito mais em uma leitura com conteúdos que estão na língua do povo, principalmente aqueles que já se preparam para os cargos de educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário